Revista Ernesto
PROPOSTA
Instalação
LOCALIZAÇÃO
Belo Horizonte/MG
ANO
2016
A Revista Ernesto foi um projeto experimental muito frutífero e efervesceu principalmente a comunidade artística de Belo Horizonte entre os anos de 2015 e 2018, gerando 7 publicações, algumas residências artísticas e uma reativação parcial de um prédio desocupado há anos no hipercentro de Belo Horizonte.
Em 2016, fomos chamados por seus organizadores para criar um espaço que sensibilizasse quem o penetrasse e que dialogasse com uma das matérias da revista, que contava sobre um homem que plantou, ao longo de 13 anos, árvores em uma área pública da cidade de São Paulo, criando uma extensa área verde por esforço próprio.
Para isso, propusemos uma instalação em um dos andares do Edifício Almeida, sede da revista, que era composta por 3 elementos chave: um percurso com teto verde e uma projeção anamórfica que, na volta do percurso, revelava a palavra “plante” e um cômodo com espelhos e projeções de copas de árvores, imagens captadas pelo cinegrafista Fernando Rossi. O fundo musical criado por outro colaborador da revista também contribuiu para a criação das sensações que a instalação provocava.
Esta instalação fez parte de uma série de outras contribuições de arquitetos, dançarinos, cinegrafistas e artistas plásticos de Belo Horizonte, durante o lançamento da 5ª edição da revista.